Vaga - lume ameaçado de extinção

11/09/2008 21:09

Brilhantes por natureza

Como um passe de mágica! é comum nos filmes vermos os animais acenderem. A verdade é que eles foram inspirados em criaturas reais, vindas da natureza. Esse fenômeno é chamado de BIOLUMINESCÊNCIA ( palavra vem do grego bios, que quer dizer vida, e do latim lumen, que significa luz) e envolve todas as espécies capazes de produzir a própria luz.

Isso acontece por causa de uma reação química que transforma a energia do corpo em luz. Em cada espécie, a reação acontece de uma forma e até hoje os cientistas não descobriram como é esse processo. Grande mistério da natureza!

Grande parte das criaturas brilhantes são marinhas, mas também existem fungos, bactérias e insetos luminosos. Ainda, não foram encontrados répteis, anfíbios, mamíferos nem aves com esse "poder"

Para que serve ?

Em cada animal, a luz tem uma utilidade diferente:

. Defesa - algumas espécies soltam um jato de luz quando se sentem em perigo. Atrapalhando a visão do inimigo.

. Alimentação - Uma isca que brilha pode parecer bem saborosa para alguns animais, o que eles não sabem é que o petisco não passa de uma armadilha.

. Lanterna - nas partes mais profundas do oceano, os animais com luz própria trabalham como uma lâmpada natuaral. Isso ajuda na hora de fazer um lanchinho.

. Comunicação - tem bicho que usa a luz para conversar. É o caso dos vaga - lumes, que encontram um parceiro da mesma espécie por meio de sinais de luz

. Disfarce - Os pontos luminosos misturados com a luz do sol fazem com que o animal fique camuflado na água. Isso também é chamado de iluminação contrária.

 

VAGA - LUME

Também chamados de pirilampos, são os primeios a sem lebrados quando o assunto é produção natural de luz. Os machos adoram fazer acrobacias no ar e dão um show com sua "lanterninha" no céu escuro.

As fêmeas vivem pelo chão, e , para compensar a falta e asas, usam a luz para avisar ao machos que estão a fim de namorar.

Essa comunicação sempre deu supercerto, até as cidades ganharem um monte de postes com iluminação artificial. Daí, começou a ficar mais difícil para os vaga - lumes "conversarem" entre si, diminuido a reprodução. Por causa disso, a espécie está ameaçada de extinção.

fonte:revista genios

Voltar